CERCA ELÉTRICA |
ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA COMPRA |
INFORMAÇÕES |
A cerca elétrica é o mais avançado sistema de proteção para residências, empresas, indústrias e sítios, pois impede que o ladrão penetre no local.
Também traz benefícios como baixo consumo de energia, maior resistência ao tempo, sendo um produto de total segurança, alta confiabilidade e baixo custo.
Os pulsos elétricos proporcionam choques não-fatais. Apesar de serem pulsos de alta tensão, de 8 a 10 mil Volts, possuem baixíssima corrente elétrica, em torno de 0,002 Amperes.
Os pulsos são enviados ao redor da propriedade em fios de aço inox apoiados em isoladores presentes nas hastes de fixação. Ao tocar o fio o invasor fecha o circuito "fio da cerca - invasor - terra". A eletricidade atravessa seu corpo e ele leva um grande "beliscão".
A cerca é formada pela central de eletrificação, haste terra, cabo de alta tensão, hastes de fixação, isoladores, fio de aço inox, bateria, sirene e placas de aviso.
As centrais de eletrificação geram os pulsos de alta tensão. Alimentam-se da energia da rede elétrica com 110 ou 220 volts que carrega uma bateria de 12 volts. Essa energia é convertida em pulsos de 8 a 10 mil volts e baixa corrente, em torno de 0,002 Amperes. Os pulsos são de curta duração e se repetem em intervalos de 60 vezes por minuto, valores integrados dentro das normas internacionais de segurança.
Responsável pelo bom funcionamento do sistema e pela qualidade dos pulsos elétricos gerados pela central. O terra deve ser de boa qualidade e a haste deverá ter no minímo um metro de comprimento e com diâmetro de 5/8".
Tem como função interligar a cerca de aço inox à central. Para realizar esta ligação se fazem necessários dois fios, um que leva a energia até a cerca e outro de retorno. Os cabos utilizados para esta finalidade deverão possuir características técnicas para isolamento minímo igual ou superior à tensão de pulso da central.
As hastes têm a função de sustentar os isoladores e formar a cerca. Devem ter espaçamento pré-definido e recomenda-se que a distância entre as hastes nunca seja superior a 2,5 metros. Podem ser fornecidas em alumínio ou ferro e possuem orifícios para a fixação dos isoladores, espaçados a 17cm entre si. A fixação da haste pode ser feita por meio de parafusos ou chumbada junto à parede.
Têm como objetivo servir de apoio aos fios de aço inox que compõe a cerca, mantendo-os esticados. Os isoladores são feitos de polipropileno, material que proporciona durabilidade e maior capacidade de isolação (15 mil Volts). Os isoladores devem ser presos às hastes por meio de parafusos.
É utilizado para cercar o perímetro ao qual se deseja proteger. Fornecido em rolos de 500 metros, possui diâmetro de 0,5 mm. Também pode ser utilizado arame galvanizado no lugar do fio de aço-inox. Em istalações muito extensas, recomenda-se o uso de fio com secção superior, pois proporciona maior resistência mecânica e menor resistência elétrica.
Responsável pelo funcionamento da central em caso de falta de energia da rede elétrica. A bateria utilizada neste sistema é do tipo 12V. Alguns modelos de centrais permitem o alojamentos da bateria em seu interior.
Tem como função alertar o responsável pelo local de que a cerca foi interrompida ou se encontra aterrada em algum ponto do percurso. Indica uma possível tentativa de invasão ou problema com o sistema. Dessa maneira proporciona maior confiabilidade.
Indicam a presença da cerca elétrica. Inibem as tentativas de invasão e devem ser postas nas hastes de fixação a cada 5 metros.
End: Rua Des Antônio de Paula, 3577 - 81720-280 - Curitiba - PR
Fone/Fax: (41)
Esta Home Page está em construção - 24/09/2007 - Gisele