CFTV |
CÂMERAS |
INFORMAÇÕES |
A câmera é um dispositivo eletrônico que captura a imagem focalizada pela sua lente e a transforma em um sinal elétrico. Este sinal pode ser processado, gravado ou transmitido por diversos meios e depois decodificado para reproduzir novamente a imagem.
Existe uma infinidade de modelos de câmeras e alguns dos parâmetros para sua especificação são resumidamente mostrados abaixo.
As mais comuns no mercado, são as mini-câmeras, de tamanho próximo de uma caixinha de fósforos (5 x 5 cm) e as câmeras para uso com lentes C/CS . Existem também as câmeras ultra miniatura, do tamanho de um botão de camisa ou até menores.
As variações de luz que formam a imagem podem ser captadas por vários sistemas e padrões de diferentes tecnologias. A grande maioria das câmeras atuais utilizam o elemento CCD, que é um dispositivo de baixo consumo de energia e que gera excelentes resultados. O CCD é a "janelinha" que fica atrás da lente da câmera, onde a imagem é projetada e depois transformada em sinal elétrico. Quanto maior o tamanho do CCD, que normalmente é especificado em fração de polegada, melhor a qualidade de imagem. Os modelos mais comuns são 1/3 e 1/4. Normalmente encontra-se em câmeras de qualidade inferior CCDs menores e nas de excelente qualidade CCDs maiores.
A resolução é a característica que define o número de linhas do circuito de varredura horizontal que a câmera possui. Quanto maior o número de linhas melhor a qualidade da imagem. Nos modelos mais comuns a resolução varia de 300 a 500 linhas.
A iluminação mínima especifíca a menor quantidade de luz (expressa em Lux) necessária para a captura da imagem no elemento sensor. Quanto "menor" a sensibilidade melhor a qualidade da câmera. Normalmente nas câmeras P/B esse valor varia de 0,1 a 0,5 lux e nas coloridas de 1 a 5 lux.
A alimentação especifica a tensão necessária para o funcionamento da câmera. Além da tensão de alimentação, também é especificada se a mesma é contínua ou alternada. Os modelos mais comuns são alimentados com fonte externa de 12VDC (contínua) e não poucas vezes em 24VAC, 110VAC ou 220 VAC (alternada).
As mini câmeras normalmente são acompanhadas de lente de 3,6 mm. Quando se deseja utilizar lentes de medidas diferentes é conveniente optar pelo uso de câmeras de maior porte, com rosca C ou CS, pois permitem substituir a lente por vários modelos e medidas. Por exemplo, pode-se utilizar lentes com zoom e auto íris, todas facilmente encontradas no mercado.
As câmeras que posuem BLC, quando selecionada esta função, fazem um ajuste para compensar a iluminação excessiva proveniente do fundo de uma imagem, como por exemplo no caso de portas e janelas. Sem o BLC a imagem do interior do ambiente fica escura e a externa nítida. Com o BLC a imagem interna fica nítida e a externa clara.
Algumas câmeras possuem um microfone em seu interior que pode ser utilizado para gravação ou monitoramento do áudio no ambiente onde a mesma está instalada. Para poder utilizá-lo é necessário que todos os componentes do sistema, como sequencial, monitor, gravador e cabeamento, possuam entrada e tratamento de áudio. Normalmente o áudio existente no interior das câmeras não fornece bons resultados devido ao fato de a câmera estar posicionada em local distante da fonte sonora e muitas vezes estar no interior de uma caixa de proteção. Nestes casos é melhor utilizar um microfone externo para câmera, que pode ser posicionado em local mais adequado e normalmente possui controle de sensibilidade, o que gera resultados práticos bem mais eficientes.
End: Rua Des Antônio de Paula, 3577 - 81720-280 - Curitiba - PR
Fone/Fax: (41)
Esta Home Page está em construção - 24/01/2008 - Gisele