CFTV |
CONHECENDO CABOS |
INFORMAÇÕES |
Introdução:
Consiste em um fio de cobre rígido que forma o núcleo e uma malha metálica. São isolados por um dielétrico de alta qualidade e a malha é coberta por uma capa plástica protetora. A malha reduz sensivelmente a interferência eletromagnética, dando ao cabo uma maior imunidade a ruídos.
Apresentam modelos com impedância de 50, 75 e 93 ohms.
Além de sua utilização em sistemas de segurança e circuitos fechados de TV, é muito usado para transmissão de sinais de televisão e em redes locais de computadores. Abaixo são mostradas as partes de um cabo coaxial e dois modelos de conectores utilizados: BNC e F.
Uma das características dos sinais de áudio é de possuir componentes em uma grande faixa de freqüência. Por isso os cabos utilizados são constituídos de vários condutores finos (cerca de 0,8mm) no centro e outro em forma de malha metálica separado por um dielétrico (isolante).
Mas por que não utilizar um condutor único no centro, como no cabo coaxial? Porque ao passar por um fio comum, algumas freqüências seriam mais atenuadas que outras, e o sinal seria distorcido
(normalmente as freqüências mais altas são mais afetadas).
Uma das razões dessa distorção é o Efeito Pelicular (Skin Effect). Significa que quanto maior a freqüência da componente do sinal, mais ela tenderá a se propagar nas bordas do condutor. Em outras palavras, cada componente do sinal encontra uma resistência diferente ao passar pelo mesmo cabo. Quanto à malha metálica, é utilizada para evitar interferências eletromagnéticas. Os conectores normalmente utilizados em áudio são P2, P10 e RCA.
Nesse grupo encontramos aqueles cabos desenhados especialmente para interconectar equipamentos de vídeo. Se distinguem por serem geralmente cabos coaxiais com impedância característica de 75 ohms e blindagem dupla, uma malha exterior e uma folha de alumínio no interior envolvendo o dielétrico. Podem, entretanto, ser utilizados cabos blindados com conectores RCA (ver figura acima).
Cabos compostos por diversos condutores e revestidos por capa plástica. Geralmente encontramos o conector P4 mostrado abaixo para alimentação DC.
Quando se fala em tecnologia de ponta, o que existe de mais moderno são os cabos de fibra óptica.
A fibra óptica é usada principalmente para transmissão de dados. É realizada pelo envio de um sinal de luz codificado dentro do domínio de frequência do infravermelho a uma velocidade de 10 a 15 MHz. O cabo óptico consiste de um filamento de sílica e de plástico, onde é feita a transmissão da luz. As fontes de transmissão de luz podem ser diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores.
Entre as características da fibra óptica destacam-se: diâmetro muito fino, comparável a um fio de cabelo, são muito leves, não sofrerem interferências com ruídos eletromagnéticos e radiofrequências e permitem tráfego de dados em velocidades muito altas.
End: Rua Des Antônio de Paula, 3577 - 81720-280 - Curitiba - PR
Fone/Fax: (41)
Esta Home Page está em construção - 24/01/2008 - Gisele